sábado, 3 de outubro de 2015

MADEIRA - FESTA DA FLOR




MADEIRA


FESTA DA FLOR 


Como excelente cartaz turístico da Ilha da Madeira, a sua Festa da Flor é sem dúvida digna do melhor apreço: pelas suas esforçadas escolas de desfile e, muito especialmente, pela magnificência das suas flores naturais. Ocorre na Primavera quando as flores estão no seu melhor e é já uma imagem emblemática da nossa bela Ilha da Madeira.



 É principalmente composta por um desfile que se inicia no centro do Funchal, mais precisamente na sua marginal, com belíssimos automóveis enfeitados com flores naturais ...





...logo seguido por carros alegóricos que são exibidos por temas escolhidos pelas várias escolas que participam no desfile, e que apresentam, todos os anos, as suas diferentes propostas acompanhadas de danças com coreografias renovadas com base das músicas mais ouvidas em cada ano que passa. 




A exibição dos diferentes carros alegóricos é, sistematicamente intervalada por desfiles pedestres das referidas escolas, quer em gupo...  














...quer individualmente







Tal desfile encanta os espectadores que se adensam de ambos os lados da marginal, a qual, de quando em vez, chega mesmo a ficar com o ar perfumado graças à multiplicidade dos odores florais. Ao que consta, estes chegam a conseguir, momentaneamente, criar uma atmosfera tão idílica, que mais parece fruto de um conto de fadas. 

A Festa da Flor engloba ainda outras actividades tais como a exposição de tapetes de flores em várias ruas e outros locais...




                                             

...a atribuição de prémios para a melhor montra, 

 

...a actuações de grupos de música tradicional, 



...um cotejo complementar de crianças...
                         


...uma exposição de flores no Ateneu Comercial 












...e ainda concertos de música clássica e outros espectáculos.


Recentemente, foi acrescentado mais um componente a esta festa. No Largo do Colégio pode agora apreciar-se também o designado ‘Muro da Esperança’, que mais não é que um muro onde as crianças colocam as suas flores para construir um gigantesco muro de flores que simboliza a esperança de um mundo melhor.



Tendo assistido à Festa da Flor da Madeira, pela primeira vez em Maio de 2014, não posso deixar de aqui realçar o excelente trabalho desenvolvido no seu âmbito, por Isabel Borges e a sua bela Equipa.
                                                                 

 Esta invulgar artesã, que entre 1983 e 1993 era simplesmente uma funcionária da Secretaria Regional do Turismo, em 1993 criou com colegas uma empresa de decoração de interiores e, no ano 2000, decidiu criar um Atelier também dedicado a Eventos, entre os quais a Festa da Flor. Por sua iniciativa, foi assim criada a "DREAM FLOWERS", dado que, segundo Isabel Borges 

"as flores fazem parte de nós, quando aprendemos a trabalhá-las e a olhá-las à nossa maneira". Ela começa por criar os projectos e uma equipe de amigas e mestres trabalha-os e coloca-os nas ruas da cidade. 


                         

Considerando que a festa da flor é uma espécie de hino a beleza da mulher e à juventude, durante estes 28 anos de desfiles, esta artesã nunca neles incluiu nenhuma figurante com mais de 26 anos e com menos de 4 anos de idade. Quanto aos laços que unem as figurantes do grupo, são mães e filhas... Mães com idades até aos 25 anos e filhas com 5 anos. Cada grupo tem no desfile a sua personalidade e uma forma distinta de trabalhar e só assim o desfile da Festa da Flor ganhou tantos adjectivos, que permitem classificá-lo como um dos desfiles de flores mais bonitos do mundo. 


Segundo ela própria me informou, partindo de um "sonho", ela criou, aos poucos, uma bela Equipa cujo trabalho realmente me encantou, consubstanciado nos seus lindos vestidos pintados à mão (das mães às filhas) e nos seus encantadores toucados de flores. Diria mesmo que o seu trabalho me mereceu especial realce entre as várias e boas outras escolas que participaram na globalmente linda Festa da Flor de 2014


Surgiram assim os primeiros vestidos das mães, ...
                 



e das filhas.


Outras escolas incluem mesmo os das netas!!!!

                                    

E assim se tem vindo a construir um conjunto criativo e francamente memorável.




Nestas circunstâncias, permito-me também aqui afirmar que Isabel Borges e a sua Equipa, até conseguem tornar ainda mais belas, algumas das já muito belas Obras de Deus.










PARABÉNS Madeira, 
em geral, e a 
Isabel Borges e Equipa,
em particular,
pelos belos momentos que, quanto a mim, culminaram esta...





...FESTA DA FLOR, DA MADEIRA

Vão em frente, pois a V. CRIATIVIDADE é NOTÁVEL!






1 comentário: